Atualidade

GNR alerta para novo método de furto de carros. E deixa recomendações à população

GNR alerta para um novo método de furto de carros
Texto
Assaltante
Foto: freepik
Se tens um carro a gasóleo, deves ter muita atenção a este líquido

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou um alerta importante na sua página de Instagram sobre um método de furto automóvel que está a preocupar as autoridades. Chama-se relay attack e permite roubar carros sem recorrer à chave física, muitas vezes sem que dês conta de que algo aconteceu.

O esquema é simples, mas bastante eficaz. Os assaltantes utilizam dois dispositivos: um fica perto de tua casa para captar e amplificar o sinal da chave, e o outro é colocado junto ao carro. O veículo “acredita” que a chave está ali ao lado, desbloqueia as portas e pode até arrancar normalmente. Resultado? O carro desaparece sem danos visíveis e praticamente sem deixar rasto.

Mas há formas de te protegeres. A mais eficaz é guardares a chave numa bolsa bloqueadora de sinal, que impede a transmissão da frequência. Também deves evitar deixar a chave perto de portas e janelas e, se possível, reforçar a segurança do carro com sistemas adicionais.

Segundo a GNR, são pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. Estar atento e adotar medidas simples pode evitar um grande prejuízo.

Continuar a ler
Home
IPMA alargou avisos a 15 distritos. Estas são as horas que exigem mais cuidado
Pode estar a chegar o “maior aumento de sempre no preço da gasolina e do gasóleo”
É o maior parque eólico português e já há data para começar a produzir energia