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Câmara de Lisboa deve retomar implementação das Zonas de Emissões Reduzidas

Recomendação parte da Assembleia Municipal, que sugere também novas medidas para as trotinetes e bicicletas partilhadas
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Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: F. Delventhal/ Flickr)
Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: F. Delventhal/ Flickr)

Foi aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa uma proposta de recomendação à câmara para que que retome o conceito das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), com o objetivo de reduzir significativamente o tráfego automóvel.

Na proposta, citada pela Lusa, é pedido à Câmara Municipal de Lisboa para que “retome o conceito da ZER, aproveitando os contributos dos cidadãos feitos nos debates públicos e apresente um novo plano de implementação que obtenha os objetivos definidos, isto é, uma redução de cerca de 40% do volume de tráfego automóvel”.

Para reforçar a necessidade de voltar a abordar o tema das ZER, a proposta apresentada contém dados recentes da associação ambientalista ZERO, em que refere que a poluição do ar na Avenida da Liberdade registou valores acima do limite legal durante 2022, com uma concentração de dióxido de azoto “superior em cerca de 12,5% ao valor máximo”.

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Câmara Municipal de Lisboa (foto: domjisch/ Flickr)

Reforçar os mecanismos de fiscalização para assegurar o cumprimento das regras de circulação nas ZER e desenvolver esforços junto das entidades competentes para que o Programa de Execução do plano de melhoria da qualidade do ar da região de Lisboa e Vale do Tejo seja aprovado com brevidade, são algumas das recomendações endereçadas ao município da capital.

No documento apresentado é ainda sugerida a criação de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a cidade; a colocação de placas que sinalizem que as trotinetes elétricas e as bicicletas não podem ser usadas em passeios, parques e jardins; e a “obrigatoriedade de disponibilização de capacetes por parte das diversas aplicações de aluguer de bicicletas, como a Uber, a Bolt e a GIRA”.

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