Atualidade

Greves no Metro de Lisboa poderão diminuir em 2023?

Sindicato dos trabalhadores e administração de empresa chegam a um acordo sobre as reivindicações para o próximo ano
Texto
Metro de Lisboa (foto: DR/Pixabay)
Metro de Lisboa (foto: DR/Pixabay)

O Metro de Lisboa foi assolado por várias greves ao longo deste ano, mas no próximo dia 25 de novembro será assinado um acordo entre a administração da empresa e o sindicato representativo dos trabalhadores que se poderá traduzir em boas notícias para os utentes. Com este acordo a esperança dos milhares de utentes passa seguramente por existirem menos greves em 2023.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) reconhece que as negociações ficaram “muito afastadas dos objetivos propostos”, no entanto, a mais recente proposta da administração do Metropolitano de Lisboa foi aprovada por “uma larga maioria dos trabalhadores”, em dois plenários.

Assim, apesar das limitações, este novo acordo prevê a prorrogação de dois anos de vigência do Acordo de Empresa, até 31 de dezembro de 2026 e o compromisso de atualização dos salários de 2023 logo após a publicação do Orçamento de Estado. Isto não impede a manutenção das negociações tendo em vista um acordo global, acrescentam os sindicatos.

Greve no metro - AWAY
Metro de Lisboa (Foto: C. Kibelka/Flickr)

A empresa incluiu ainda a questão da idade de reforma e a manutenção do direito ao transporte, através da criação de um novo perfil no passe do trabalhador extensivo à Carris Metropolitana, Carris e Transtejo/Soflusa.

Além disso, é acrescentado na nota divulgada pela FECTRANS, serão repostos os quilómetros retirados aos maquinistas em janeiro de 2022, com efeitos a partir dessa altura, sendo que “a sua aplicação terá o pagamento total do nível em que o trabalhador estiver”.

É por isso de acalentar alguma esperança pela redução do número de greves no próximo ano. Mas os sindicatos vão avisando: "temos que continuar unidos e determinados, para desde já começar a prensar no enorme desafio que temos pela frente e que está já tão perto…" - lê-se no final do comunicado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano