Atualidade

Prazo para validar faturas e poupar no IRS acaba hoje

Hoje é o teu ultimo dia para validar faturas de despesas de 2022 e inserir alguma que possa estar em falta no e-Fatura
Texto
Faturas para IRS (foto: Pixabay)
Faturas para IRS (foto: Pixabay)

Se ainda não tiveste oportunidade para ir até ao site do e-Fatura validar as despesas de 2022, então atenção, já não tens muito mais tempo. O prazo para validação de faturas e registo manual de alguma que esteja em falta termina hoje, dia 27 de fevereiro, e as que não forem validadas, não entram na declaração de IRS de 2022.

No campo da mobilidade, há três categorias a que deves estar particularmente atento: despesas de reparação de automóveis, de reparação de motociclos e passes de transportes públicos. Estas podem ser apresentadas no IRS e trazem vários benefícios fiscais.

Reparação motociclos - AWAY
Reparação de motociclos tem categoria própria (foto: Phong Nguyen/Unsplash)

No caso das categorias de reparação de automóveis e de motociclos, podes colocar quaisquer despesas que possas ter tido em oficinas, desde troca de peças, a mudança de óleo ou de pneus, ou qualquer outro ato de manutenção dos veículos.

Para que as faturas com estas despesas possam ir para estas categorias, é essencial que quem as emitiu tenha como atividade (ou CAE) manutenção e reparação de veículos automóveis ou manutenção e reparação de motociclos, peças e acessórios. De outra forma, a fatura entra apenas como despesa geral.

Passe transportes - AWAY
Torniquete na estação do Rossio (foto: AWAY/DR)

A categoria de passes de transportes públicos é também bastante importante, especialmente para quem o adquire todos os meses. Aqui podes colocar faturas de aquisição de um passe mensal para transportes públicos coletivos, como transportes urbanos, costeiros ou interurbanos em autocarro.

Faturas relativas à aquisição de viagens individuais não podem entrar nesta categoria, mas sim na de despesas gerais.

E despesas com portagens e combustível?

Estas despesas, infelizmente, ainda não têm uma categoria própria. Por isso, todas as faturas que surjam relativas a combustíveis e portagens devem ser colocadas na categoria de despesas gerais. Desta forma, juntam-se a despesas como água, luz ou eletricidade.

Prazos importantes para o IRS

Normalmente, a validação de faturas é feita até dia 25 de fevereiro, mas este ano o Governo estendeu o prazo em dois dias, sendo possível fazê-lo até 27 de fevereiro. Hoje é também o último dia para se fazer a comunicação do agregado familiar.

Validar faturas - AWAY
Entrega de IRS começa em abril (foto: Pexels)

Estes passos são essenciais para a preparação da entrega da declaração anual do IRS, que terá início a 1 de abril e que se irá prolongar até 30 de junho.

Entre 16 e 31 de março, será possível consultar as despesas dedutíveis e reclamar de despesas gerais familiares.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal