Atualidade

Pré-aviso de greve para aeroportos nacionais de 19 a 21 de agosto

Greve reivindica contratação de mais recursos humanos, assim como a reposição das contribuições para o fundo de pensões
Texto
Aeroporto de Lisboa (Foto: Sharon Hahn Darlin/Flickr)
Aeroporto de Lisboa (Foto: Sharon Hahn Darlin/Flickr)

Foi apresentado um pré-aviso de greve de 19 a 21 de agosto para os 10 aeroportos nacionais concessionados pela Vinci Aeroportos. O pré-aviso foi apresentado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC).

Em nota divulgada, os sindicatos pedem o “levantamento da suspensão das contribuições para o fundo de pensões por parte da Vinci”, a contratação de mais recursos humanos, aumento dos salários e que a Vinci Aeroportos “deixe de tentar destruir os direitos obtidos ao longo de décadas pelos trabalhadores da ANA”.

A greve começa às 00h de 19 de agosto e prolongando-se até ao fim do dia 21 de agosto.

Os sindicatos explicam que a convocação da paralisação ocorre “perante a inflexibilidade das propostas apresentadas pela ANA/VINCI ao longo do último ano e a tentativa de reduzir direitos consagrados no Acordo de Empresa, atacando os direitos que os trabalhadores alcançaram ao longo de décadas”, escrevem no comunicado.

O pré-aviso de greve foi lançado após auscultação dos trabalhadores e vai abranger “todos os trabalhadores de todos os aeroportos da ANA, concessionados pelo grupo Vinci Aeroportos”, ou seja, os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Beja, Madeira, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta e Flores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente