Atualidade

Incêndios já consumiram dobro da área em 2022 do que em todo o ano de 2021

Dados provisórios mostram que a área ardida este ano é a maior dos últimos cinco anos
Texto
Incêndios em Portugal (Foto: A. Franca/AP)
Incêndios em Portugal (Foto: A. Franca/AP)

Este ano, já foram registados 6566 incêndios rurais que resultaram em 57.940 hectares de área ardida, mais do dobro do que em todo o ano de 2021. Desde 2017, ano em que ocorreu o incêndio de Pedrógão Grande, que não se registava uma área ardida tão grande.

Os dados provisórios foram partilhados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e mostram que do total de área ardida, 49% é de povoamentos florestais, 38% de mato e 13% área agrícola.

A área ardida em pouco mais de seis meses é contrastante com a do ano passado. De acordo com o relatório da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), em todo o ano 2021, registaram-se 8223 incêndios rurais que resultaram numa área ardida de 28.415 hectares.

Área ardida em Portugal (Foto: A. Franca/AP)

Os últimos dados divulgados a 8 de julho davam conta de 12.473 hectares ardidos desde o início do ano. Assim, nos últimos 13 dias, os incêndios queimaram 45.467 hectares.

Portugal continental está em situação de alerta, nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, desde segunda-feira e até quinta-feira, devido ao risco de incêndio, depois de ter estado em contingência, nível intermédio, durante sete dias.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano