Atualidade

Crise energética: Carlsberg pode parar produção de cerveja na Polónia

As maiores empresas químicas da Polónia estão a braços com a crise energética e podem colocar também a produção de cerveja em risco
Texto
Carlsberg (Foto: Divulgação)
Carlsberg (Foto: Divulgação)

Carlsberg pode precisar "reduzir significativamente" ou interromper temporariamente a produção de cerveja na Polónia devido à escassez de CO2 líquido. Este pode ser um efeito a médio prazo das consequências da crise energética global, criando grandes problemas também aos produtores de cerveja.

Beata Ptaszynska-Jedynak, porta-voz da unidade de produção da Carlsberg na Polónia, referiu à Bloomberg que esta paralisação é derivada da interrupção de produção nas maiores empresas química do país.

A decisão final ainda poderá demorar uns dias, mas a ocorrer poderá afetar também a produção em outras empresas do setor. A Bloomberg contactou as unidades de produção da Asahi e Heineken mas, até à dará, não obteve comentários.

Um analista de risco do Danske Bank alertou que apesar do mercado polaco ser relativamente pequeno para a marca dinamarquesa estes problemas de produção podem estender-se a outros países europeus.

De acordo com o site oficial da marca, a Carlsberg possui três unidades de produção na Polónia e é o terceiro maior operador com 19,4% de quota de mercado. Após esta possível interrupção ter sido conhecida, ontem, dia 25 de agosto, as ações da empresa baixaram 2,6% na bolsa de Copenhaga.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano