Atualidade

Aumento dos combustíveis leva Governo a criar apoio de €1500 para bombeiros

Apoio de 1500 euros será entregue a cada corporação de bombeiros e visa atenuar efeitos do aumento do preço dos combustíveis
Texto
Bombeiros
Bombeiros

Cada corporação de bombeiros vai receber apoio de 1500 euros para encargos com combustíveis. A medida criada pelo Governo terá um custo de cerca de 650 mil euros.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) referiu que a transferência feita a cada corporação está de acordo com a diretiva financeira de 2021 que prevê a comparticipação de despesas de resultantes de intervenções no âmbito das operações de proteção e socorro e estados de alerta especiais.

Assim, o Governo, através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), passa a comparticipar os custos com combustíveis, tendo por base o “valor médio mensal do preço do combustível da tabela da Direção Geral de Energia e Geologia”, pode-se ler no comunicado, citado pela Lusa.

A decisão foi tomada após uma reunião entre a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e o Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Com esta nova medida, os corpos de bombeiros conseguem atenuar de imediato os efeitos do aumento do preço dos combustíveis.

A LBP solicitou também uma reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, para que se possa discutir medidas para apoiar o transporte de doentes não urgentes e para os corpos de bombeiros com postos de ambulâncias do INEM.

Entre as várias propostas defendidas pela LBP, destaca-se a equiparação aos transportes público, acesso ao gasóleo verde e assinatura do despacho acordado entre a LBP e o Ministério da Saúde em novembro de 2021 para o transporte não urgente de doentes, que revia a tabela de 2011.

Para as forças de segurança ainda não foram anunciadas quaisquer medidas para atenuar o efeito do aumento do preço dos combustíveis provocado pela guerra na Ucrânia.

(Fotos: Alf van Beem e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos