Atualidade

Biden financia produção de baterias nos EUA em mais de €2,8 mil milhões

Casa Branca atribui subvenções a 20 empresas para reduzir dependência do mercado chinês e impulsionar a produção de veículos elétricos
Texto
Administração Biden impulsiona indústria americana de baterias (Foto: P. Sancya/ AP)
Administração Biden impulsiona indústria americana de baterias (Foto: P. Sancya/ AP)

Acelerar a transição para a mobilidade elétrica nos Estados Unidos e diminuir a dependência da China. São as razões na origem da medida tomada pela administração Biden de conceder 2,8 mil milhões de dólares (cerca de 2,87 mil milhões de euros) em subvenções para a produção doméstica de baterias.

Aplicáveis a projetos em pelo menos 12 estados americanos, as subvenções destinam-se também à extração e/ ou processamento no país dos materiais necessários ao fabrico de baterias para veículos elétricos, tais como lítio, grafite e níquel.

Biden empenhado na mobilidade elétrica - AWAY
Biden empenhado na mobilidade elétrica (Foto: E. Vucci/ AP)

As 20 empresas destinatárias deste financiamento sem contrapartidas para o estado foram escolhidas por um comité da Casa Branca, coordenados pelo Departamento de Energia com o apoio do Departamento do Interior.

Segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o incentivo financeiro a atribuir pela administração Biden irá impulsionar a produção de lítio para baterias suficiente para abastecer o fabrico de aproximadamente dois milhões de veículos elétricos por ano.

A mesma instituição refere no seu site que a medida tem igualmente como objetivo a instalação da primeira unidade de produção de sal eletrolítico de lítio (ou hexafluorofosfato de lítio – LiPF6) em grande escala nos Estados Unidos.

Com a concessão destas subvenções, o presidente Joe Biden pretende dar mais um impulso ao cumprimento do objetivo de, nos Estados Unidos, ter metade das vendas de veículos novos alimentados a eletricidade até 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias