Atualidade

Sexta-feira 13, dia do azar? 5 dicas para evitares surpresas

Como transformar um dia de superstições num dia tranquilo
Texto

A sexta-feira 13 é normalmente referida como um dia de azar. Acredites ou não em superstições, a verdade é que os azares podem mesmo ocorrer e é por isso que te deixamos cinco dicas rápidas para evitares surpresas quando conduzes.

Dás à chave e o carro não pega, vais no meio da auto-estrada e reparas que o nível de combustível está critico? Pode ser azar ou pode ser um simples esquecimento… e até pode nem ocorrer numa sexta-feira 13. O que fazer para prevenir? Fica com cinco conselhos que te poupam muitos azares.

gato preto - away
Sexta-feira 13, dia do azar... cuidado com os gatos pretos (fotomontagem AWAY)

1. Controla a autonomia do teu carro (combustível ou elétrica)

Sabemos que esperas pela 6.ª feira para saber a previsão do preço dos combustíveis da AWAY, mas se precisas de fazer 100 km e tens autonomia para 80 km, não convém arriscar. Cuidado com o conselho dos amigos que dizem que quando acaba a autonomia ainda dá para mais 30 ou 40 km… pode não ser bem assim e a culpa não será do gato preto.

O mesmo se aplica à bateria. Cuidado não vás passar de uma autonomia de 40 para 10 km em menos de 1 minuto…

2. Verifica com regularidade os níveis de óleo

É curioso, não é? Os construtores colocam sistemas que te avisam que o óleo está abaixo do nível e ainda assim estás sempre a ouvir para verificares o nível. Lá está, se não queres acreditar no azar, vai verificando com regularidade o nível do óleo, porque, um dia o sistema não avisa…

3. Avalia o estado dos pneus e verifica a pressão

Passaste todo o verão a achar que esses pneus eram um espetáculo, não foi? Pois bem, se calhar convém olhares com atenção para a superfície e lateral do pneu para teres a certeza que ainda te vão afastar do azar no próximo inverno. Já agora habitua-te lá a verificar a pressão dos pneus de 15 em 15 dias, pelo menos, vais fazer milagres pela saúde dos mesmos.

4. Escovas limpa-vidros em condições

Pois, raramente as utilizaste nos últimos meses não foi? Se queres manter o azar afastado duas dicas: pega num pano húmido ou algodão, puxa a borracha da escova da haste do limpa pára-brisas e… limpa-a! Pequenas pedras ou areias, sujidade diversa ou até mesmo mau estado podem complicar e muito a visão quando chove. E se o teu vidro tiver limpo reduzes a possibilidade de culpar a sexta-feira 13 por qualquer azar.

5. Verifica a posição dos radares

Por esta não estavas à espera! Mas é um conselho bem válido nos dias que correm. Entre fixos e móveis, com surpresas pelo meio, a verdade é que hoje em dia tens mais de uma centena de radares prontos à tua volta para te relembrar dos limites de velocidade.

Também aqui a culpa não vai para a sexta-feira 13, por isso, conduz com precaução e mantêm-te especialmente atento aos novos radares. Eles estão assinalados… mas se não andares atento…

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar