Atualidade

Portugal tem mais de 85% de reservas de gás natural e combustível para 90 dias

Sanções à Rússia por causa da invasão da Ucrânia têm feito disparar preços do petróleo e do gás natural
Texto
Petróleo na Rússia (Associated Press/Misha Japaridze)
Petróleo na Rússia (Associated Press/Misha Japaridze)

Portugal tem, neste momento, mais de 85% das reservas de gás natural e reservas de combustíveis para 90 dias. A informação foi avançada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na Comissão Permanente da Assembleia da República, durante o debate sobre a seca em Portugal.

De acordo com o ministro, as reservas de gás natural estavam a 85%, sem contar ainda com o último navio que chegou a Sines nos últimos dias.

Em relação aos combustíveis, Matos Fernandes referiu que “Portugal tem, de facto, reservas de combustíveis para 90 dias: gasolina, gasóleo e crude. Eles estão parqueados quase na totalidade em Portugal. No momento em que houver necessidade de utilizar, a logística está desenhada.”

Navio de transporte de gás (Associated Press/Matt Houston)

A questão sobre as reservas estratégicas portuguesas tanto de gás natural como de combustíveis foi levantada numa altura em que se espera o contínuo aumento de preços como consequência da guerra declarada pela Rússia.

Com a invasão da Ucrânia que começou no dia 24 de fevereiro, o preço do gás na União Europeia e os preços globais do petróleo têm vindo a subir exponencialmente. Antes, já se vivia um pico nos preços energéticos derivado da crise no setor.

A Rússia, que era responsável por mais de 40% das importações anuais de gás natural da UE, tem sido alvo de sanções económicas depois do ataque à Ucrânia ter sido condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano