Atualidade

Autovoucher acaba no final do mês: reembolsos ultrapassam os €103 milhões

Mais de 3 milhões de consumidores inscreveram-se para beneficiar do reembolso do Autovoucher
Texto
AUTOvoucher
AUTOvoucher

O valor dos reembolsos aos consumidores efetuados através do mecanismo de reembolso Autovoucher superaram os 103 milhões de euros, disse hoje o Ministério das Finanças, indicando que o programa registou até agora mais de três milhões de adesões (mais precisamente 3.021.635 aderentes até 13 de abril).

A medida foi desenhada para durar durante cinco meses – de novembro de 2021 a março de 2022 - porém, perante a escalada de preços registada após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Governo decidiu reforçar de cinco para 20 euros o valor do subsídio, válido agora apenas até ao final do mês de abril.

Ainda estás a tempo de aproveitar o Autovoucher

De acordo com as regras da medida, uma pessoa que tenha aderido em março, mas apenas utilize o benefício em abril, receberá este mês um total de 40 euros de reembolso com o primeiro abastecimento.

Já para os aderentes no decorrer do mês de abril, o benefício total é de 20 euros, não existindo lugar a mais reembolsos. No caso dos consumidores que aderiram no início do programa ou que já estavam registados na plataforma IVAUcher antes de novembro o reembolso total ascende a 60 euros.

Entretanto, o Governo já anunciou que o Autovoucher continuará em vigor até ao final deste mês de abril, mas não será prolongado, estando previsto a partir de maio uma nova medida que reduz as taxas do ISP no montante equivalente ao que resultaria da aplicação da taxa de 13% (em vez de 23%) do IVA sobre os combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias