Atualidade

Comboio TGV vai ligar Porto-Lisboa em uma hora e 15 minutos

Os primeiros dois troços do comboio de alta velocidade deverão estar concluídos até 2030, mas o final da obra não tem ainda data marcada
Texto
Comboio de alta velocidade
Comboio de alta velocidade

A nova linha de alta velocidade hoje anunciada pela IP – Infraestruturas de Portugal irá ligar Porto a Lisboa, em via dupla, em apenas uma hora e 15 minutos e não terá paragens intermédias.

Esta nova linha será construída em três fases, sendo que a primeira já anunciada será o troço entre Porto e Soure com conclusão prevista até 2028.

Na apresentação de hoje Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da IP, informou que este é o “mais congestionado da Linha do Norte”, e onde o tempo de percurso estimado será de uma hora e 59 minutos.

O segundo troço, entre Soure e Carregado, deve estar concluído até 2030 e deverá diminuir o tempo de percurso para uma hora e 19 minutos.

A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, “será construída mais tarde”, disse Carlos Fernandes, e permitirá atingir a duração final de uma hora e 15 minutos de toda a ligação.

Carlos Fernandes garantiu, ainda, que estão previstas "múltiplas ligações" entre a linha de alta velocidade e o resto da rede ferroviária.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal