Atualidade

Cada português perde 8,55 euros por ano devido às alterações climáticas

Alterações climáticas causam perdas de €145 mil milhões na UE em 10 anos
Texto
Alteracoes Climatica (Foto: Ralph Lambrecht/Pexels)
Alteracoes Climatica (Foto: Ralph Lambrecht/Pexels)

Os dados são de 2020 mas mostram o impacto que as alterações climáticas estão a causar em toda a sociedade. Só em Portugal estima-se que cada cidadão registe uma perda de 8,55 euros por ano.

As alterações climáticas provocaram, na última década, perdas económicas de mais de 145 mil milhões de euros na União Europeia (UE) e, só em 2020, os prejuízos chegaram aos 12 mil milhões, divulga hoje o Eurostat.

Alterações climáticas (Foto: Pixabay)
Alterações climáticas (Foto: Pixabay)

2017 tem o registo negativo mais impressionante para o período entre 2010 e 2020, com um recorde anual de 27,9 mil milhões de euros de perdas económicas, em resultado de vagas de calor que causaram seca originaram fogos florestas, revela o serviço estatístico europeu.

O valor mais baixo foi observado em 2012, com os fenómenos climáticos e meteorológicos extremos a provocarem prejuízos na ordem dos 3,7 mil milhões de euros.

Quanto perde cada português?

O Eurostat fez as contas e estamos claramente a perder rendimento. Considerando as perdas económicas por habitante, estas ascenderam, em 2020, a 27,13 euros na UE.

A Grécia lidera a lista apresentando os maiores prejuízos (91 euros por habitante), seguida da França (62 euros) e da Irlanda (42 euros), enquanto o menor peso ‘per capita’ das alterações climáticas foi assinalado na Bulgária (0,7 euros), Eslovénia e Eslováquia (4 euro cada).

Alterações clmáticas - AWAY
Alterações climáticas (Foto: Alex Tinca/Pexels)

Portugal registou perdas da ordem dos 8,55 euros por pessoa devido aos fenómenos climáticos e meteorológicos extremos, em 2020.

O Eurostat indica ainda que “há uma tendência clara” na UE de aumento das perdas originadas por vagas de calor, inundações e tempestades, de perdas económicas, a um ritmo anual de quase 2% ao longo da última década.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos