Atualidade

Indústria transformadora e transportes já podem aceder a apoio de €400 milhões

Linha criada pelo Governo tem como objetivo apoiar empresas que estejam a sofrer os impactos provocados pela guerra na Ucrânia
Texto
Governo cria linha de crédito para empresas
Governo cria linha de crédito para empresas

A linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas apresentada pelo Governo na passada segunda-feira, 14 de março, para mitigar as consequências da invasão russa à Ucrânia, deverá estar disponível a partir de hoje, dia 17 de março, junto das instituições bancária aderentes.

A linha criada para apoiar a produção tem cotação global de 400 milhões de euros e um nível de cobertura de 70% do crédito financiado. O prazo é de até oito anos, com 12 meses de carência de capital.

A medida foi criada com o objetivo de apoiar as empresas que operam na indústria transformadora e nos transportes e que estejam a ser afetadas pela falta de matérias-primas, aumento do custo da energia ou disrupção nas cadeias de valor.

Para aceder à linha, as empresas têm de ter custos energéticos a pesar pelo menos 20% dos custos de produção; ou têm de ter sofrido uma subida do custo de mercadorias igual ou superior a 20%; ou têm de registara uma quebra de faturação operacional igual ou superior a 15% provocada pela redução de encomendas ou dificuldade em obter matérias-primas, componentes ou bens intermédios.

De acordo com o Ministério da Economia, empresas destes setores que operam na produção de bens alimentares de primeira necessidade e que vejam a cadeia de abastecimento particularmente expostas estão isentas da necessidade de preencher os requisitos.

A linha tem garantia pública e é disponibilizada pelo Banco Português de Fomento.

(Fotos: Tiago Petinga/Lusa e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos