Atualidade

A tua carta de condução vai caducar em 2023? Trata tudo online e poupa 10%

Basta um registo no portal do IMT e poucos minutos depois já é possível ter a revalidação da carta tratada
Texto
Carta de condução (fotomontagem AWAY)
Carta de condução (fotomontagem AWAY)

O Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) começou esta semana a alertar os condutores com carta de condução a caducar dentro de seis meses para realizarem a revalidação da mesma. A boa notícia é que podes tratar tudo online e poupar 10%.

Em comunicado o IMT informa que está a proceder a estes alertas através de mensagem para telemóvel (SMS), correio eletrónico (email) e até via correio tradicional (carta). E isto porquê?

Com recente alteração da lei houve vários condutores que foram apanhados de surpresa com a carta já caducada e o IMT iniciou no final de novembro um sistema de alertas para alertar os condutores para esse facto. O IMT está a avisar todos quantos estão a menos de 6 meses de ver a carta caducada.

condutor - AWAY
Cuidado com o prazo de revalidação da carta de condução (foto: Pexels)

Como saber se a carta de condução vai caducar?

O ideal é consultares a nova tabela (vê aqui a referente às categorias A e B), tendo como prazos os seguintes:

  • Para os condutores habilitados antes de 2 de janeiro de 2013, terão de proceder à 1.ª revalidação aos 50 anos (sem apresentação de atestado médico) e não na data que está inscrita na atual carta de condução.
  • Para os condutores habilitados após essa data, a 1.ª revalidação isso sim deverá ocorrer na data que consta averbada no título de condução.
  • Para os condutores habilitados a partir de junho de 2016 a 1ª revalidação deverá ocorrer 15 anos após a data de habilitação e de 15 em 15 anos até perfazer 60 anos.
condutor - away
Não vale a pena irritar... A responsabilidade da revalidação da carta é do condutor (foto: Pexels)

Se fores condutor de outras categorias consulta aqui.

Como renovar a carta online e poupar 10%

Para realizares a revalidação da tua carta online terás primeiro de registar-te no site do IMT. Podes fazê-lo de forma muito simples com o teu número de contribuinte, cartão do cidadão ou Chave Móvel Digital.

Depois só tens de proceder à validação de alguns dados e/ou documentos online. Tens duas vantagens em proceder à revalidação online. A primeira, mais óbvia, pode fazer tranquilamente em casa sem ter de ir para filas nos serviços do IMT.

A segunda é que até aos 70 anos irás pagar apenas 27 euros e depois dos 70 anos apenas 13,50 euros. Estes valores representam cerca de 10% de desconto na revalidação.

Através do IMT online poupas entre 1,5 e 3 euros (10%).

Ou seja, se tratares do processo presencialmente (vê aqui onde te podes dirigir) irá custar 30 euros até aos 70 anos e 15 euros para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Verifica também no site do IMT se tens de digitalizar ou apresentar presencialmente o atestado médico ou em que situações poderá ser necessário um certificado de avaliação psicológica

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos