Atualidade

O novo smart 100% elétrico cresce e aparece como SUV compacto

O smart #1 foi finalmente revelado e é agora um modelo completamente reformulado
Texto

O smart ganhou fama por ser um carro citadino, pequenino, que cabia em todo o lado e era prático e económico. Depois cresceu ganhou 2 portas, perdeu o motor de combustão e agora… mudou completamente para um formato SUV.

O novo smart #1 é um conceito totalmente diferente do original. Surge agora com uma motorização 100% elétrica (como na versão ainda corrente), mas apresenta-se em formato SUV com cinco portas e até jantes de 19 polegadas. E está maior. Bem maior.

O modelo nasce de uma joint-venture entre a Mercedes e a Geely, mede 4,27 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e apresenta 1,64 metros de altura. A estética adaptou-se às novas dimensões e é completamente disruptivo, incluindo elementos como puxadores das portas elétricos ocultos, portas sem moldura, faróis dianteiros afilados e teto panorâmico.

Com tração traseira e um motor elétrico de 200 kW (cerca de 272 cavalos) o novo smart #1 recorre a uma bateria de iões de lítio de 66 kWh e, em comunicado, a marca anuncia uma autonomia máxima de 440 quilómetros (aguarda homologação).

Em termos de carregamento pode demorar até 3 horas, com carga entre 10 a 80% em carregador de 22 kW de corrente alternada, ou, realizar a carga em menos de 30 minutos, em carregador superrápido de corrente contínua (CC).

O interior do novo smart conta com um sistema de informação e entretenimento integrado, com ecrã tátil de 12,8", um painel de instrumentos Full HD com 9,2" e um sistema de projeção no vidro, Head Up Display de 10".

De acordo com informações obtidas junto da marca, o novo smart #1 irá estar à venda em pré-reserva a partir do dia 1 de setembro de 2022 para entrega a partir do início de março de 2023.

Já a partir do dia 7 de abril, irão ser disponibilizadas algumas unidades em Portugal da edição especial de lançamento que será composta por 1.000 unidades numeradas, para toda a Europa.

A comercialização do smart #1 irá manter-se fisicamente nos atuais parceiros da Mercedes-Benz ou através de canais digitais. No que respeita a preços de venda ao público só serão conhecidos antes do início da fase de pré-encomenda que irá ocorrer em setembro de 2022.

(Nota: Notícia atualizada a 9 de abril com informações sobre preços, venda e lançamento em Portugal)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos