Atualidade

Substância tóxica pode ter causado morte de milhares de peixes em rio europeu

Desde final de julho que têm aparecido milhares de peixes mortos no rio Óder que vai da Alemanha à Polónia
Texto
Milhares de peixes mortos no rio Óder (Foto: Frank Hammerschidt/dpa via AP)
Milhares de peixes mortos no rio Óder (Foto: Frank Hammerschidt/dpa via AP)

Uma substância altamente tóxica ainda por identificar parece ter sido a causa da morte em massa de peixes no rio Óder, que vai da Polónia até à Alemanha. A informação foi avançada pelo Ministério do Ambiente do estado de Brandeburgo, na Alemanha, depois de uma análise das águas.

Apesar de não se saber ao certo qual será a substância, o ministério, citado pela Reuters, referiu que se trata de um químico sintético que pode ser tóxico também para vertebrados.

Um jornal local disse que o laboratório estatal encontrou altos níveis de mercúrio na água, mas o diretor da Águas Polacas, a entidade que gere a água na Polónia, esclareceu que essa informação ainda não tinha sido confirmada.

Substância tóxica pode estar a matar peixes (Foto: Frank Hammerschidt/dpa via AP)

Desde final de julho que centenas de peixes têm aparecido mortos a boiar no rio Óder. Só na Polónia já foram retiradas da água 11 toneladas de peixes mortos, refere a Reuters. Tanto as autoridades alemãs como polacas têm trabalhado para identificar o que estará na origem do problema.

Citado pela Reuters, o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, referiu que o nível de poluição neste momento é muito elevado e que se acredita que vão ser precisos anos para que o rio volte ao seu estado normal.

Toneladas de peixes têm sido retiradas do rio Óder (Foto: Frank Hammerschidt/dpa via AP)

O primeiro-ministro polaco acrescentou ainda que o mais provável é que tenham sido despejadas grandes quantidades de resíduos químicos na água.

Na região de Brandeburgo, na Alemanha, a população foi aconselhada a manter-se afastada do rio assim como dos canais adjacentes. A mesma recomendação foi feita na Polónia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano