Atualidade

Poluição de lareiras preocupa investigadores: descobre porquê

O tempo frio registado nas últimas semanas e o uso frequente de lareiras contaminou o ar, tendo sido ultrapassados os valores legislados
Texto
Lareira (foto: M. Seymour/ Unsplash)
Lareira (foto: M. Seymour/ Unsplash)

Com as baixas temperaturas que se têm registado tem havido uma maior utilização de lareiras para o aquecimento das casas, o que provocou uma elevada concentração de partículas poluentes na região norte de Portugal continental.

De acordo com a investigação realizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), têm que ser adotadas medidas a curto prazo para que o risco de exposição da sociedade aos poluentes diminua.

Lareira - AWAY
Famílias escolhem lareiras para aquecer as casas (foto: O. Pidvalnyi/ Unsplash)

Nos dias em que se procedeu à avaliação da qualidade do ar, entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro último, as partículas poluentes acumuladas eram elevadas e chegaram a registar valores acima do limite legislado. As condições meteorológicas contribuíram para a acumulação de poluentes atmosféricos na superfície, o que provocou uma degradação da qualidade do ar.

A justificação para que o estudo da FCT NOVA se tenha focado na região Norte é o facto de esta ser uma zona onde o frio é mais intenso, o que leva ao uso mais frequente de lareiras.

Lareira - AWAY
Lareiras em maior quantidade no norte do país (foto: A. Spratt/ Unsplash)

Francisco Ferreira, professor do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desta faculdade, explicou que as partículas poluentes têm graves consequências para a saúde pública. O também presidente da associação ambientalista Zero menciona ainda que quanto mais pequenas forem as partículas mais gravosas são as suas consequências.

Por ano, em todo o mundo, há sete milhões de mortes prematuras provocadas pela má qualidade do ar interior e exterior. As partículas têm características que interferem com o sistema respiratório e cardiovascular dos humanos, destacou Francisco Ferreira.

É esperado que nos próximos dias haja uma melhoria da qualidade do ar com a ocorrência de precipitação, segundo as conclusões do estudo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias