Atualidade

Quantos litros de água são necessários para construir um carro na Europa?

O consumo de água para produzir um automóvel na União Europeia foi reduzido em cerca de 30% nos últimos 15 anos
Texto
Mercedes-AMG One em lavagem na produção (Foto: Oficial)
Mercedes-AMG One em lavagem na produção (Foto: Oficial)

A água é um bem precioso e quando todos os alertas mundiais vão no sentido de ser necessário poupar e preservar este bem, surgem sempre algumas dúvidas sobre o papel da indústria nestas poupanças. É o caso da indústria automóvel, tal como outras, precisam gastar água para produzir o carro que tu conduzes.

A sustentabilidade parece felizmente ter entrado em definitivo no mindset dos construtores automóveis e, em particular na Europa, onde fomos buscar estes dados, há boas notícias nos últimos anos que revelam o esforço que está a ser feito.

Dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA na sigla original em inglês), revelam que os construtores europeus conseguiram reduzir em cerca de metade o consumo total de água na produção automóvel anual na última década e meia.

Quantidade de água necessária para produzir um carro

Em 2006 os construtores automóveis europeus gastaram 83,98 milhões m3 de água por ano, de acordo com dados da ACEA. Em 2021 o valor baixou para um consumo anual de água de 42,33 milhões m3, correspondendo a uma descida de 49,6% na utilização de água.

Quando analisado o gasto necessário de água para produzir um único veículo, em 2006 era necessário 5,41 m3 de água por carro e em 2021 foram apenas necessários uma média de 3,76 m3 de água por carro, o que corresponde a uma poupança de 30,5%.

Estratégias concertadas de redução de água permitiram baixar o consumo de forma substancial, incluindo novas técnicas de recirculação e reutilização de água quer nas linhas de produção, quer nos mais diversos setores das fábricas.

Os valores revelados pela ACEA incluem a produção do automóvel propriamente dita, mas também toda a atividade laboral das empresas e é aí que os construtores têm também apostado em planos de poupança de água.

O caminho é longo rumo mas é de salutar o que já se alcançou em 15 anos.

(Foto abertura: Fotomontagem AWAY, Gráfico: Captura ACEA)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos