Atualidade

Agricultores espanhóis querem impedir envio de água para Portugal

Manifestação em Léon tenta sensibilizar governo espanhol para as reivindicações dos agricultores da região do Douro
Texto
Rio afluente da Bacia hidrográfica do Douro em Espanha (Foto: Unsplash)
Rio afluente da Bacia hidrográfica do Douro em Espanha (Foto: Unsplash)

Portugal e Espanha assinaram em 1998 um acordo, conhecido como Pacto de Albufeira, que regulamenta a administração e uso de água nas cinco bacias hidrográficas que compartilham, entre as quais a do Douro. Agora os agricultores espanhóis querem impedir que o acordo seja cumprido.

Na passada segunda-feira, dia 19 de setembro, cerca de três mil agricultores espanhóis das províncias de León, Zamora e Salamanca manifestaram-se em León com o propósito de exigir às autoridades locais que interrompam a libertação de água para Portugal.

Rio Douro (Foto: Ricardo Resende/Unsplash)

De acordo com a agência Lusa, alguns agricultores espanhóis desta zona consideram-se espoliados da água e acusam o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico espanhol de voltar costas à irrigação e ao mundo rural.

Esta libertação de água está consagrada no Pacto de Albufeira e o acordo prevê a obrigatoriedade de Espanha enviar cerca de 870 hectómetros cúbicos de água armazenada nas albufeiras espanholas da Bacia do Douro.

Salamanca (Foto: Dárcio Ribeiro/Unsplash)

Em concreto as duas maiores albufeiras da Bacia Hidrográfica do Douro - Almendra, no rio Tormes entre Salamanca e Zamora, e Ricobayo, no rio Esla, em Zamora, ambas destinadas principalmente à produção hidroelétrica - terão de ceder a Portugal mais de metade da água que têm atualmente nas albufeiras.

Assim, nas próximas duas semanas, antes do final do corrente ano hidrológico em 30 de setembro, Espanha deverá ter cumprido aquele acordo e para isso terá de ceder à bacia do Douro portuguesa a quantidade mínima de água represada estipulada no acordo assinado em novembro de 1998.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal