Atualidade

Tesla faz recall de quase 363 mil carros nos EUA. O que se passa?

Autoridades norte-americanas dizem que sistema de condução autónoma pode causar acidentes
Texto
Veículos elétricos Tesla em parque (foto: Ben Margot/AP)
Veículos elétricos Tesla em parque (foto: Ben Margot/AP)

Tesla acaba de anunciar um recall voluntário de 362.758 veículos elétricos nos Estados Unidos da América depois da entidade reguladora local colocar em causa o sistema Full Self-Driving (FSD) e afirmar que pode ser causa de acidentes. A Tesla discorda desta análise.

De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária norte-americana (NHTSA no original) a versão Beta/teste do FSD, um avançado sistema de assistência à condução autónoma utilizado por milhares de clientes Tesla, não está a atuar em conformidade com as regras e exigências de segurança no trânsito e poderá alegadamente provocar acidentes.

TESLA - AWAY
Recall Tesla (foto: David Zalubowski/AP)

Em comunicado, a NHTSA, que está a investigar alguns casos de acidentes com Tesla desde 2021, afirma que a atual versão do FSD, quando ativada, permite aos veículos elétricos Tesla exceder limites de velocidade ou avançar em cruzamentos de maneira ilegal ou imprevisível.

O recall irá ser feito de forma gratuita para os clientes, via atualização de software “over-the-air”, numa prática regular da marca.

Apesar de proceder de imediato e de forma voluntária a correções no sistema FSD, a Tesla vai adiantando que não concordou com a análise realizada pela NHTSA e relembra que, por um lado, os testes são necessários para o desenvolvimento de veículos autónomos e, por outro, este sistema não é 100% autónomo e exige atenção do condutor.

Até à data ainda não há informações de update em Portugal relacionado especificamente com este episódio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente