Forçar o último “clique” da pistola do posto de combustível quando se está a atestar o carro é um erro muito frequente. Mas, atestar o depósito é diferente de deixar o carro com combustível a transbordar. Mesmo que queira aproveitar até à última gota, deve saber que esta é uma prática arriscada.
Especialistas de mecânica, citados pelo site espanhol Medio Tempo, explicam que este hábito é dos que mais prejudicam o motor do carro (e não só).
Este erro pode afetar o sistema de emissões , aumentar o risco de fugas e provocar um excesso de pressão no depósito.
O mesmo site explica que os veículos mais recentes são equipados com um sistema de controlo de emissões evaporativas (EVAP). Este sistema é projetado para capturar e armazenar os vapores de combustível que se formam no depósito, impedindo que escapem para a atmosfera.
Quando o motor está em funcionamento, esses vapores são direcionados para a câmara de combustão e queimados, contribuindo para a redução das emissões poluentes e melhorando a eficiência do combustível.
Quando o tanque fica demasiado cheio, o combustível pode atingir o recipiente, saturando-o e danificando-o, o que pode exigir reparações dispendiosas.
Tentar encher o tanque além do "clique" automático da bomba pode causar fuga de combustível e esse desperdício afeta a carteira e o ambiente.