Energia

Escócia terá complexo de baterias para armazenar energia de parques eólicos

As duas instalações do Scottish Green Battery Complex ficarão prontas até abril de 2024, e cada uma terá capacidade de armazenar 800 MWh
Texto
Scottish Green Battery Complex
Scottish Green Battery Complex

A Escócia vai ter as duas maiores instalações da Europa de armazenamento de energia com baterias, conectadas à rede energética. O desenvolvimento do complexo em Hunterston e Kincardine, batizado de Scottish Green Battery Complex, está a cargo da Amp Energy, uma empresa de Toronto.

O complexo, que deverá começar a funcionar em abril de 2024, tem como objetivo armazenar e gerir a energia produzida pelos parques eólicos da Escócia. Irá também garantir serviços de estabilidade e gestão da corrente em toda a Escócia central, incluindo Glasgow e Edimburgo.

Uma vez que a energia gerada por fontes renováveis fica conectada à rede de uma forma diferente das fábricas de carvão e petróleo, o novo complexo fará parte do National Grid’s Scottish Stability Pathfinder – caminho escocês para a estabilidade da rede energética nacional – e procurará ajudar a resolver os problemas com voltagem e estabilidade da rede do Reino Unido.

Cada uma das instalações terá 400 MW e a capacidade de armazenar 800 MWh, permitindo assim produzir ate 1750 GWh extra de energia limpa que poderá ser enviada para outras regiões do Reino Unido.

A aprovação do projeto surge numa altura em que foram autorizados 17 leasings de terreno marítimo para a construção de parques eólicos offshore na Escócia.

(Fotos: captura e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano