Foi há pouco mais de um ano que a BYD (Build Your Dreams) chegou a Portugal. Apesar de ter uma história recente no nosso país, esta marca chinesa que neste momento apenas produz veículos eletrificados, tem dado que falar com as suas propostas.
O BYD Seal não é uma novidade para quem acompanha os lançamentos da marca. Já em 2023, tivemos oportunidade de experimentar o veículo de formato familiar. Este ano, o elétrico ganhou um irmão com formato SUV. O BYD Seal U – U para Utility – é a nova proposta da marca chinesa. A convite da Salvador Caetano (importador nacional) fomos conhecer este modelo que chega a Portugal em versão elétrica e híbrida plug-in, uma das grandes novidades. É que o BYD Seal U é o primeiro veículo da marca a chegar à Europa nesta versão.
Mas antes de avançarmos para as diferentes versões, vamos falar um pouco naquilo que ambas partilham: o design. Mais uma vez, a marca traz as linhas do mar para o asfalto com a sua linguagem “Ocean Aesthetics”. Esta inspiração pode ser vista em vários detalhes do BYD Seal U, como nos farolins traseiros LED inspirados nas gotas de água ou no botão das mudanças em cristal para aludir ao oceano.
O espaço no habitáculo, a bagageira a pensar em famílias (e em quem gosta de trazer tudo no automóvel) e a tecnologia – como a funcionalidade da chave NFC que permite abrir o veículo com o automóvel ou a vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) são também pontos de destaque nestas novas propostas do fabricante automóvel chinês.
BYD Seal U DM-i, a versão híbrida plug-in
Antes sequer de se levantar o pano ao novo modelo, ficámos a perceber como funciona o veículo híbrido plug-in que chega com a designação DM-i – DM é para Dual Mode e o i é de inteligência – e com duas versões, a Design e a Boost.
O BYD Seal U DM-i – que foi o veículo que tivemos oportunidade de experimentar – tem um sistema propulsor super-híbrido baseado em energia elétrica, dando prioridade a um consumo de combustível ultrabaixo que pode chegar aos 0,9 litros aos 100 km na versão Boost e 1,2 litros aos 100 km na versão Design.
Esta motorização traz várias vantagens para o condutor, entre elas uma autonomia que pode chegar aos 870 quilómetros na versão Design e 1080 quilómetros na versão Boost e uma condução tão silenciosa como a que se experiencia com um veículo 100% elétrico. E isto foi algo que nos foi possível comprovar quando nos sentámos ao volante do SUV.
Mas como funciona a proposta híbrida plug-in da BYD? O BYD Seal U DM-i tem dois modos de condução, o EV (100% elétrico) e o HEV (híbrido elétrico). O primeiro modo é para deslocações diárias suaves ou condução na cidade e a bateria elétrica dá autonomia para 80 quilómetros. O segundo usa maioritariamente a energia fornecida pela bateria, sendo que nas acelerações o motor a gasolina dá potência extra às rodas alimentadas pela bateria.
BYD Seal U EV, a proposta 100% elétrica
Falemos agora deste novo SUV elétrico. O BYD Seal U EV também surge em duas versões, a Comfort e a Design, cada uma com a sua própria configuração de propulsão.
A versão Comfort vem com uma bateria de 71,8 kWh, o que lhe permite ter uma autonomia de 420 quilómetros em ciclo combinado WLTP. Já a variante Design possui uma bateria de 87 kWh e pode fazer até 500 quilómetros entre carregamentos.
Este modelo vem equipado com um carregador trifásico CA de 11 kW a bordo e com carregamento ultrarrápido é possível que a bateria vá de 30% a 80% em cerca de 27 a 28 minutos.
Ao volante do BYD Seal U DM-i
Num percurso que passava nos levava por várias zonas de Lisboa, pudemos perceber como era estar atrás do primeiro híbrido plug-in da BYD em Portugal. E não ficámos nada desiludidos com o veículo.
Num percurso pelas ruas de Lisboa, pudemos testar acelerações, travagens e a tecnologia do novo veículo da BYD. Aquilo que mais nos surpreendeu foi a ausência de barulhos, uma coisa que cada vez mais apreciamos quando estamos na estrada. O SUV híbrido plug-in reage bem às acelerações e, de facto, não se ouve qualquer barulho do motor a gasolina. É a tão desejada sensação de conduzir um elétrico sem estar ansioso com carregamentos.
Porque andar na estrada tem sempre um quê de imprevisível, tivemos também oportunidade de experimentar os sistemas de assistência ao condutor do veículo numa travagem mais brusca em que sentimos o BYD a travar ainda antes de nós.
A tecnologia nos automóveis será sempre algo que fascinante e ficámos surpreendidos quando finalmente tivemos oportunidade de testar o equipamento do BYD Seal U DM-i. O ecrã tátil de 15,6’’ é rotativo, ou seja, podemos controlar a posição em que está.
Se por um lado na horizontal é muito prático para ver imagens das várias câmaras exteriores que tem que ajudam no estacionamento, quando está na vertical, pode dividir-se ao meio para apresentar duas informações em simultâneo. Um exemplo disso é ter a informação de apoio ao estacionamento sem perder a navegação no mapa.
Preço do BYD Seal U versão elétrica e híbrida plug-in
Ambas as versões do BYD Seal U já estão disponíveis em Portugal. O EV tem preço a partir de 42.290 euros e o DM-i começa nos 40.169 euros. No âmbito do lançamento do modelo em Portugal, está em vigor até 31 de julho de 2024 uma campanha com oferta de um carregador elétrico.