Sustentabilidade

Mr. Pickles, a tartaruga-estrelada que foi pai aos 90 anos

Tartaruga-estrelada de Madagáscar vive no Zoo de Houston e foi pai pela primeira vez de três crias
Texto

Há uma tartaruga-estrelada de Madagáscar a mostrar que nunca é tarde para se ser pai. Chama-se Mr. Pickles, vive no Zoo de Houston, nos Estados Unidos, e deu as boas-vindas a três filhotes de tartaruga aos 90 anos de idade.

Foi a semana passada que o Zoo de Houston anunciou que Mr. Pickles, que é o animal mais velho daquele zoo americano, e Mrs. Pickles tornaram-se pais de Dill, Gherkin e Jalapeño. As três crias, que se distinguem pela cor da carapaça, foram todas batizadas em honra da família, tendo nomes de variedades de pickles.

Tartarugas-estreladas bebés - AWAY
Três tartarugas bebés ainda não estão com os pais (foto: Jackelin Reyna/Zoo de Houston)

Por enquanto, as tartarugas bebés vão ficar longe do público. Quando forem mais crescidas, vão juntar-se aos pais.

Mais do que ser uma boa notícia para Mr. Pickles, que está no zoo desde os anos 1980, este nascimento é importante para a espécie já que esta se encontra em vias de extinção e, para piorar a situação, tem dificuldades em se reproduzir.

Além disso, por pouco que as pequenas tartarugas podiam não ter chegado ao mundo, já que os ovos são enterrados e o solo de Houston não tem as características essenciais para os eclodir.

A sorte foi que um dos funcionários do zoo reparou quando Mrs. Pickles, de 53 anos, pôs os ovos e os enterrou. Foi assim possível levar os ovos para a casa dos répteis e anfíbios, onde foram mantidos com a temperatura e humidade corretas para que os pequenos animais se desenvolvessem durante os cinco meses de gestação.

Tartarugas-estreladas - AWAY
Tartarugas-estreladas estão em vias de extinção (foto: Jackelin Reyna/Zoo de Houston)

As tartarugas-estreladas de Madagáscar são uma espécie bastante procurada no mercado negro. Na China, há quem chegue a pagar perto de 50 euros para comê-las, refere o Instituto de Conservação Biológica do Smithsonian.

Não se sabe ao certo quantas tartarugas-estreladas de Madagáscar existem no mundo, apenas que os números têm estado a descer e que a espécie pode ficar extinta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos