Sustentabilidade

Ornitorrincos voltam a parque nacional australiano 50 anos depois

Desde os anos 1970 que não se avistavam ornitorrincos no Royal National Park, na Austrália
Texto
Ornitorrincos voltam a Royal National Park, na Austrália (foto: Jake Willis/UNSW Sydney)
Ornitorrincos voltam a Royal National Park, na Austrália (foto: Jake Willis/UNSW Sydney)

Os ornitorrincos voltaram a um dos mais antigos parques nacionais da Austrália. A espécie foi reintroduzida no Royal National Park, em New South Wales, depois de 50 anos sem ser visto nesta área.

Conhecida por ser uma das duas espécies de mamíferos que põem ovos, os ornitorrincos são únicos da Austrália. São animais solitários que passam as noites na água e que, por isso, raramente são avistados. No Royal National Park, não eram vistos desde os anos 1970.

Ornitorrinco - AWAY
Ornitorrincos são espécie única da Austrália (foto: Meg Jerrard/Unsplash)

O projeto de conservação, que junta a Universidade de New South Wales, a Taronga Conservation Society Australia, a WWF-Australia e os Serviços de Parques Nacionais e Vida Selvagem de New South Wales, levou quatro fêmeas para o parque nacional.

Mas a nova população de ornitorrincos não fica por aqui. Nas próximas semanas, depois dos novos habitantes do parque estabelecerem o seu território, deveram ser introduzidos quatro machos e mais duas fêmeas. O objetivo é que haja dez animais da espécie.

s

Os animais foram recolhidos do sul de New South Wales para garantir diversidade genética. Antes de serem libertados no Royal National Park, foram feitos vários testes à saúde dos ornitorrincos e foram colocados localizadores para poderem ser monitorizados.

Os avistamentos de ornitorrincos são muito raros. Mas isso poderá vir a piorar ao longo do tempo, já que a espécie tem visto a sua população diminuir devido à destruição dos habitats, degradação dos rios e condições climatéricas extremas, com incêndios florestais e secas, explica a Reuters.

Atualmente, estima-se que existam entre 30 mil e 300 mil ornitorrincos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias