Sustentabilidade

Vídeo mostra novo tesouro em Galápagos: coral de recifes com 2 km

Expedição científica ao fundo do mar descobriu recife de corais com cerca de dois quilómetros de comprimento
Texto
Coral de recife nas Galápagos (foto: L. Robinson (U. Bristol), D. Fornari (WHOI), M. Taylor (U. Essex), D. Wanless (Boise State U.))
Coral de recife nas Galápagos (foto: L. Robinson (U. Bristol), D. Fornari (WHOI), M. Taylor (U. Essex), D. Wanless (Boise State U.))

Descobriu-se um novo tesouro na costa das ilhas Galápagos, no Equador. Uma expedição científica encontrou um recife de corais que se estende por cerca de dois quilómetros e que se acredita que tenha centenas de anos. É o primeiro a ser documentado dentro da área marinha protegida das Galápagos.

O recife de corais encontra-se a uma profundidade de entre 400 e 600 metros e é casa para uma panóplia de vida marinha. Além de ter várias centenas de anos, este recife tem mais de metade dos corais vivos.

Até agora, os cientistas acreditavam que o único recife de corais nas Galápagos que tinha sobrevivido ao El Niño em 1982 e 1983 tinha sido o Wellington, na costa da Ilha Darwin.

Com esta descoberta, feita graças a um submarino submersível batizado de Alvin, conclui-se que várias comunidades de corais nas águas profundas persistiram durante séculos no fundo da reserva marinha dos Galápagos.

O projeto de expedição ao fundo das Galápagos conta com a participação de várias entidades, entre elas a Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), a Universidade de Bristol, a Universidade de Essex, a Fundação Charles Darwin e o Parque Nacional Galápagos.

Em 2022, o Equador expandiu a reserva marinha das ilhas Galápagos em cerca de 60 mil quilómetros quadrados, aumentando assim a área protegida de 138 quilómetros quadrados. O objetivo foi proteger as espécies migratórias em perigo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente