Todos os produtos elétricos e eletrónicos que usamos têm uma pegada ambiental. Mas quais são os que afetam mais o ambiente? A Deco PROteste analisou 21 equipamentos tecnológicos e eletrodomésticos nas diferentes etapas do ciclo de vida para responder a esta pergunta.
Uma das conclusões do estudo é que é nas fases de produção e utilização que os equipamentos elétricos e eletrónicos têm maior impacto ambiental.
A análise permitiu concluir que as bicicletas elétricas, smartwaches e impressoras são os produtos com maior impacto na fase de produção. Mas há outros equipamentos com componentes com grande pegada ambiental, como a máquina de secar roupa, que leva cobre, e as placas de circuito impresso dos telemóveis.
O consumo de energia é o principal responsável pelo impacto ambiental dos produtos na fase de utilização, com frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou computadores portáteis que estejam ligados à tomada por mais de 8 horas a terem maior consumo. Para se diminuir o impacto nestes casos, o mais importante é procurar produtos com menores consumos energéticos.
Ainda na fase de utilização, a Deco refere que produtos como lâmpadas, esquentadores ou máquinas de café de cápsulas têm uma grande pegada ambiental.
Prolongar ao máximo a vida útil de um equipamento será a melhor forma de reduzir o seu impacto, conclui-se no estudo. Quando se avariam ou simplesmente não dá para continuarem a ser usados, é importante entregá-los em pontos de recolha específicos, para que possa ser feito o seu correto descarte.