Sustentabilidade

Qual é a árvore que absorve mais dióxido de carbono da atmosfera?

As árvores são essenciais para ajudar a retirar CO2 da atmosfera, mas há umas que ajudam mais do que outras
Texto

Dia 21 de março é Dia Mundial da Árvore e todos já ouvimos falar do papel importante que as árvores e as florestas têm na captura de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e na produção de oxigénio. E se todas juntas fazem um trabalho importante para ajudar a limpar a atmosfera, a verdade é que a capacidade de absorção de CO2 varia de árvore para árvore.

Em média, uma árvore adulta tem a capacidade de absorver cerca de 22 kg de CO2 por ano. Mas este número não é fixo para todas as árvores.

O que faz uma árvores absorver mais CO2?

Há vários fatores que interferem com a capacidade de uma árvore de absorver CO2.

Normalmente, são as árvores com maiores troncos e madeira mais densa que mais dióxido de carbono capturam. Também o tamanho das folhas e da copa parece ter impacto na capacidade de absorção.

Florestas - AWAY
Florestas têm papel importante na captura de CO2 (foto: Jose Fontano/Unsplash)

Apesar de as árvores absorverem dióxido de carbono mesmo quando ainda se estão a desenvolver, quanto maiores, mais enraizadas e mais maturas estiverem, mais CO2 tiram da atmosfera.

Por outro lado, no momento em que são cortadas, começam a libertar CO2.

Mas afinal que espécies absorvem mais CO2?

Não é fácil perceber qual a capacidade de sequestro de CO2 de cada espécie de árvore. Ainda assim, parece haver um consenso sobre quais conseguem tirar mais gás poluente da atmosfera.

Carvalho - AWAY
Carvalho é das árvores que mais CO2 absorve (foto: Mike Holford/Unsplash)

O carvalho é apontado com alguma frequência como a melhor árvore para absorver dióxido de carbono. Isto porque apesar de crescer devagar, o que faz com que por um período de tempo não seja um filtro assim tão eficaz, vive durante muitos anos, fazendo com que ao longo da sua vida absorva CO2.

De acordo com o Statistica, o carvalho chega a capturar perto de 11 mil kg de CO2 durante a sua vida.

Para capturar dióxido de carbono, o pinheiro é também uma boa opção por crescer depressa e atingir a maturidade em poucos anos.

Mangais - AWAY
As florestas de mangais absorvem grandes quantidades de CO2

O mangal, que está normalmente em áreas costeiras, é também apresentado como uma das melhores espécies de árvore para capturar dióxido de carbono. 

Ao contrário das restantes árvores que armazenam o CO2 na sua biomassa, os mangais puxam o gás para o solo. A grande vantagem é que mesmo que sejam cortados, não há libertação.

Uma floresta de mangais chega a absorver dez vezes mais dióxido de carbono do que uma floresta comum.

Palmeiras - AWAY
Palmeiras são das que menos filtram o ar (foto: Denys Kostyuchenko/Unsplash)

No espectro oposto estão as palmeiras. Estas árvores são as que têm menor capacidade de absorver CO2, sendo que cada palmeira na Flórida, por exemplo, só consegue retirar pouco mais de 2 kg de dióxido de carbono da atmosfera por ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente