Sustentabilidade

Nova Deli, na Índia, fecha escolas devido à poluição atmosférica

Uma nuvem tóxica obrigou os responsáveis locais a medidas de proteção sanitária incluindo novo confinamento parcial, encerramento de escolas e limitação de circulação rodoviária
Texto
Poluição em Nova Deli
Poluição em Nova Deli

As autoridades de Nova Deli, na Índia, tomaram a decisão de fechar escolas e colégios por tempo indefinido depois de registados níveis de poluição atmosférica sem precedentes, em particular após os intensos fogos de artificio do festival tradicional de Diwali.

De acordo com notícias das autoridades de Nova Deli, citadas na imprensa local, a qualidade do ar atingiu várias vezes nos últimos dias valores acima dos 400 pontos AQI (ver abaixo) o que motivou a preocupação e acelerou as medidas preventivas.

Para além das escolas e colégios, está imposto um confinamento parcial, foi limitada a circulação em algumas zonas e aconselhada deslocações apenas essenciais e em transportes públicos.

A poluição em Nova Deli é das mais intensas a nível mundial

O imenso nevoeiro de poluição que afeta a cidade provocou ainda várias paragens de algumas empresas, no entanto, cinco das onze centrais de produção elétrica alimentadas a carvão, mantêm-se em pleno funcionamento.

De acordo com especialistas citados pela imprensa local, um mix de fatores, como as emissões de milhões de veículos diariamente, forte produção industrial, com emissões não tratadas, e, intensa queima de lixos a céu aberto, estão a contribuir para o acentuar deste problema.

Nova Deli é uma das cidades mais poluídas do mundo, mas, de acordo com dados recentes do Statista, tem, ainda assim, oito cidades indianas à sua frente, numa lista que, em 2020, era liderada por Hotan, na China.

Índia compromete-se com neutralidade carbónica em 2070

 

 

Mas o que é o AQI?

O AQI (Air Quality Index – Escala de qualidade do ar) foca-se na qualidade do ar, com medição da concentração de partículas nocivas, como o Ozono, Dióxido de Nitrogénio, Dióxido de Carbono, entre outros.

De acordo com a OMS a poluição nas cidades foi a causa de 4,2 milhões de mortos prematuros em 2016 e, só na India, morrem cerca de 15 mil pessoas por ano devido a problemas respiratórios severos (dados Indian Times).

O lixo acumulado nas ruas e a queima a céu aberto é um problema

Esta mortalidade está associada a fatores de risco como a exposição a partículas de matéria nocivas à respiração, que podem causar acidentes cardiovasculares, doenças respiratórias ou cancro.

O nível PM2.5 significa a presença em suspensão de partículas com 2,5 micron ou menos de diâmetro e que, pela sua pequena dimensão conseguem entrar na corrente sanguínea de forma altamente lesiva.

No quadro abaixo temos a escala e o fator de perigosidade, onde só valores abaixo de 100 são considerados satisfatórios para a saúde.

Nível de partícula PM2.5 de acordo com escala da OMS (Organização Mundial de Saúde)

AQI Nível
0-50 BOM
50-100 MODERADO
100-200 NÃO SAUDÁVEL
200-300 PREJUDICIAL
300-400 MUITO PREJUDICIAL
400-… SEVERO/POTENCIAL TÓXICO

 

Fotos: Rupinder Singh /Unsplash, Kelly L /Pexels e Captura IT

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”