O impacto das alterações climática tem sido cada vez mais óbvio, com períodos de seca extrema, tempestades, cheias e o degelo. Mas por mais que se fale sobre o tema, é por vezes difícil imaginar o que será o futuro se não se travar o aumento das temperaturas. Novas projeções agora apresentadas mostram o que poderá ser o futuro dos países se o nível do mar continuar a subir devido ao aquecimento global.
As projeções são apresentadas pela Climate Central, um grupo de investigação do clima, numa altura em que o clima é tema central devido à cimeira do clima COP28, que se realiza até 12 de dezembro. As imagens divulgadas traduzem aquilo que os especialistas têm dito.
A partir de projeções relativas à subida do nível do mar e de informação sobre a elevação de várias cidades, a Climate Central criou modelos que mostram o que irá acontecer caso a temperatura média global suba 1,5 ºC e 3 ºC relativamente aos níveis pré-industriais.
Na imagem de Lisboa, mais concretamente da Torre Galp, pode ver-se o Parque das Nações praticamente todo submerso caso a temperatura suba para 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais. Na projeção, o nível da água vai subindo conforme a temperatura aumenta.
De acordo com um novo relatório da ONU, o planeta encontra-se num caminho que conduzirá para um aumento de 2,9 ºC, muito acima dos 2 ºC estabelecidos no Acordo de Paris de 2015.
Vários cientistas já alertam que o mundo já está 1,2 ºC mais quente do que os níveis pré-industriais e que deverá atingir 1,5 ºC nos próximos anos. Com este aumento da temperatura média global, ecossistemas e seres humanos vão ser impactados. 2023 já poderá ser o ano mais quente de que há registo.
Vê na galeria como poderão ficar alguns dos pontos mais famosos do mundo caso a temperatura média global suba 3 ºC.