Sustentabilidade

Cidades com mais áreas verdes contribuem para melhorar a saúde, assegura pesquisa internacional

Uma cidade com muitos espaços verdes torna os locais mais acolhedores e a paisagem mais agradável para os seus habitantes. Mas não só. Uma pesquisa internacional destaca os benefícios para a saúde
Texto
Árvores de bambu (foto: Martin Péchy/Pexels)
Árvores de bambu (foto: Martin Péchy/Pexels)

Uma análise feita pelo BMJ Journals com base em estudos realizados em sete países – Austrália, Hong Kong, Portugal, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Vietnam -, reuniu resultados de saúde relacionados com o calor extremo, um problema de saúde para as cidades, confirmou que os espaços verdes podem ajudar a proteger a saúde pelo alívio que proporcionam às pessoas.

Ou seja, além de serem bonitas, as regiões com mais áreas verdes registaram taxas mais baixas de problemas de saúde e de mortalidade relacionados com ondas de calor, comparativamente àquelas que têm poucas áreas verdes. A referida análise constata que a presença de árvores, arbustos e plantas nas cidades acaba por ter um efeito muito positivo na saúde e bem-estar das populações.

Ahsana Nazish, principal autora do estudo e pesquisadora da London School of Hygiene & Tropical Medicine, explicou à Euronews Health que “a vegetação ajuda a diminuir a temperatura ambiente, o que é especialmente benéfico durante ondas de calor em áreas urbanas”.  Frisou ainda que “além da saúde física, o acesso a espaços verdes melhora o bem-estar mental, mitigando ainda mais os impactos negativos das altas temperaturas na saúde”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Esta é a Aldeia Natal mais sustentável do país. E merece uma visita
CP alerta para "forte impacto" da greve geral marcada para sexta-feira
Combate a humidade sem fazer disparar a conta da luz