A água proveniente do Alqueva começou a ser transferida para o Sistema de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. Desta forma, a empresa Águas de Santo André (AdSA) poderá reforçar o abastecimento da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
A obra, que compreende um troço de 17 quilómetros e liga o adutor Roxo-Sado ao sistema de adução à albufeira de Morgavel, ficou a cargo da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA).
Em comunicado, a EDIA e a AdSA referem que, graças a esta ligação, a fiabilidade do abastecimento de água ao polo industrial aumenta, ao passar a haver redundância da origem de água para o fornecimento
A empreitada permitiu também que se fizesse a ligação à Albufeira de Fonte Serne que garante o fornecimento de água às zonas de rega de Campilhas e Alto Sado
Para garantir o reforço de armazenamento, a água de Alqueva percorre 170 km e passa pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Pisão e Roxo.
A barragem do Alqueva, com um caudal de um metro cúbico por segundo, garante água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, assim como para abastecimento público e industrial.