Atualidade

Atividade sísmica nos Açores obriga a preparação de cenários de evacuação

Desde sábado que já se registaram mais de 1800 sismos com epicentro na ilha de São Jorge
Texto
São Jorge, Açores
São Jorge, Açores

Os últimos dias têm sido de preocupação para a população e o Governo Regional dos Açores. Desde sábado, dia 19 de março, que se tem registado atividade sísmica acima dos valores de referência na ilha de São Jorge, o que obrigou o Governo local a preparar cenários de retirada de pessoas caso surja um sismo de maior magnitude ou até uma possível erupção vulcânica.

Na terça-feira, foi divulgado que já se tinham registado mais de 1800 sismos na ilha de São Jorge, sendo que a população sentiu 104.

Hoje, dia 23 de março, de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado um sismo de magnitude de 2,7 na escala de Richter, às 6h53 (hora local), nas freguesias de Sto. Amaro e Velas. Este terá sido dos mais intensos desde que se começou a registar atividade sísmica na ilha.

Uma das principais preocupações do Governo Regional prende-se com o facto de o epicentro na massa tectónica ocorrer na própria ilha e não no mar. Isto provoca fissuras na rocha que podem fazer com que o magma vulcânico suba à superfície. Ainda assim, até agora, não se registou elevação da manta magmática.

Neste momento, já estão a ser preparados meios de resposta caso seja necessário avançar com evacuação e prestar cuidados de saúdes especiais, referiu secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, em conferência de imprensa.

De acordo com a Lusa, citando Clélio Meneses, que também tutela a Proteção Civil, já foram contactados uma empresa de transporte marítimo e as Forças Armadas para estarem em alerta caso seja necessário retirar pessoas da ilha. Meios humanos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e do CIVISA já foram enviados para São Jorge. Bombeiros de outras ilhas estão também a preparar-se caso seja necessário agir.

Vários meios como reboque multivítimas, equipamento de busca e intervenção em estruturas colapsadas e câmaras de busca já foram enviados para a ilha de São Miguel.

Estamos preparados para acudir em tempo real, sabendo que estamos perante uma catástrofe, se acontecer. Se não acontecer, ainda bem e só prova que o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, os bombeiros da região e todo o Serviço Regional de Saúde estão preparados para acudir intempéries”, afirmou o secretário regional da Saúde, citado pela Lusa.

Em comunicado, o CIVISA e o SRPCBA pedem que se evite deslocações não essenciais para a ilha de São Jorgede forma a não criar constrangimentos adicionais num eventual socorro à população”.

Intensidade sísmica e a escala de Richter

Apesar da elevada atividade sísmica registada na ilha, de acordo com a escala de Richter, a magnitude dos sismos ainda os faz serem classificados como muito pequenos.

A classificação na escala de Richter é dividida em dez níveis, sendo que menos de 2,0 é micro, de 2,0 a 2,9 é muito pequeno, de 3,0 a 3,9, pequeno, de 4,0 a 4,9, ligeiros, de 5,0 a 5,9, moderado, de 6,0 a 6,9, forte, 7,0 a 7,9, grandes, 8,0 a 8,9, importantes, 9,0 a 9,9 excecionais e superior a dez é considerado extremo.

(Fotos: K. Sakhibgareev e P. Taton/Unsplash e L. Nebuloni e AnetteWho/Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente