As alterações climáticas estão a manifestar-se um pouco por todo o mundo e a Índia não tem sido exceção. Desta vez são os resultados históricos de baixa pluviosidade em agosto que levantam alertas.
A Índia testemunhou o agosto mais seco em mais de um século, com 36% menos de chuva do que a média, de acordo com dados do Departamento de Meteorologia Indiano, citado pela Reuters.
Pior, os dados revelam que desde 1 de junho a 31 de agosto o país teve menos 10% de chuva do que é normal, o que, para além dos efeitos da seca na vida da população, pode trazer problemas bastante graves para a agricultura.
Na Índia as chuvas das monções são fundamentais para a economia já que fornecem cerca de 70% da água que o país necessita para encher os tanques e abastecer depósitos de água fundamentais para as diversas plantações no país.
A falta de chuva pode ser um problema, mas há igualmente o receio que a queda da mesma possa ocorrer em maior quantidade fora da época em que isso seria expectável, causando prejuízos incalculáveis a um dos maiores motores económicos da nação.