Sustentabilidade

Desperdício alimentar: o que fazer com as sobras de Natal?

Se tens a mesa ou o frigorífico ainda cheios de comida este artigo é para ti
Texto

Agora que já conseguiste ultrapassar o primeiro de dois fins-de-semana críticos em termos alimentares, a questão coloca-se: o que fazer com os restos de comida do Natal?

Pois bem, para poderes combater o desperdício alimentar, deixamos-te aqui algumas dicas que podes implementar também já para o Ano Novo.

frigorifico - pexels
Antes de voltares às compras vê bem o que tens no frigorífico (foto: Pexels)

Planeia bem as refeições

Esta semana não há compras no supermercado. Olha para a tua mesa e frigorífico e planeia refeições em função do que aí tens. Poupas dinheiro e evitas desperdício.

Há uma outra vantagem. É que quando estás a ver o que sobrou tomas maior perceção do que deves evitar comprar para reduzir o desperdício na próxima reunião familiar.

frigorifico - AWAY
Sim, até umas uvas podem ser uma refeição ligeira (foto: Pexels)

O que fazer ao pão duro?

Bem o mais evidente nesta quadra seria responder: rabanadas ou torradinhas com chá à noite. Mas vamos acrescentar mais duas dicas.

O pão se for picado pode dar uma excelente cobertura para um rolo de carne ou gratinar um bacalhau no forno. Também poderás procurar boas receitas de açorda e nesse caso até podes acrescentar as sobras de bacalhau desfiado.

pão - AWAY
Tosta ou torradinha e até podes juntar legumes (foto: Pexels)

Sobrou imenso peru

Desfia o que sobrou e podes juntar massinhas para um belo menu italiano. Ou então aproveita o resto das batatas e improvisa um belo empadão de peru. Também não está escrito que é obrigatório fazer canja apenas com galinha. O frango pode servir para essa sopa de conforto.

E ainda tens peru? Pois bem, apostamos que bacalhau à brás será um dos destinos do dito cujo, mas fica a saber que frango à brás também pode ser um belo pitéu. Por fim… podes apenas fazer uma salada de alface, tomate e desfiar o frango para uma refeição verdadeiramente leve.

perú ou frango - AWAY
Frango desfiado ou corado dá uma excelente salada (foto: Pexels)

Cascas batata e fruta

Calma, não deites isso fora. A casca do ananás ou abacaxi fervida pode dar um excelente chá. E quanto à casca de batata. Triturada pode dar uma boa base para sopa ou então porque não leva-la a fritar e ficares com entradas crocantes?

A casca de maçãs ou peras pode também servir para fazeres compotas e alguns doces, poupando assim em compras para o Ano Novo. Toda a casca da fruta pode ser utilizada. A casca da banana pode ser torrada com mel e limão e até a casca da laranja, com açúcar mascavado no forno transforma-se em pitéu.

batata e fruta - AWAY
Casca de batata frita e corada pode ser uma boa entrada (foto: Pexels)

Talos de couve e restos de cenoura

Tens o óbvio destino: tritura e faz uma sopa. E nós acrescentamos outros. Os talos da couve cozidos podem ser misturados com o pão ralado (que picaste das sobras), com um pouco de azeite e alho e ganhas um bom acompanhamento.

Bem picados também podem ser adicionados a ovos mexidos para mais uma refeição ligeira. A cenoura, se for em quantidade, dá um puré tão bom como o de batata.

sopa - AWAY
Cenoura podes usar em sumo ou sopa (foto: Pexels)

E em qualquer dos casos aqui fica outra dica: todos estes restos, podem servir como base de assado. Basta que coloques na base que vai ao forno e ganhas mais suco para a tua carne ou peixe.

Fiquei com várias garrafas de vinho abertas

Não precisas de beber isso tudo de uma vez. Já sabes que podes usar como tempero no forno, mas aqui fica mais uma ideia.

Corta carne de vaca ou porco em cubos, junta cebola e alho e deixa cozer no vinho até evaporar o álcool. Vais apreciar.

vinho - AWAY
Se calhar no próximo jantar só abres quando for necessário (foto: Pexels)

E o que fazer à salsa e alhos?

Sobrou muito cortado não foi? Uma boa parte vais usar nos próximos cozinhados, mas como não estragar o resto?

Faz maionese caseira e junta a salsa e os alhos picados. Desta forma evitas comprar um daqueles boiões de especiarias para barrar em tostas.

Ajuda quem mais precisa

Mas sobrou mesmo tanta comida…

ajudar - AWAY
Comida que esteja boa pode ser doada (foto: Pexels)

Pois bem, pega lá no teu telemóvel, liga para uma instituição de solidariedade perto de ti e faz a oferta.

Muitas, em particular nesta altura do ano, irão agradecer o teu gesto e aceitar a oferta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal