Evasão

O que deves ter sempre no teu saco de praia para lidar com picadas de alforreca

A alergologista Marta Chambel gravar um vídeo e partilhou, passo a passo, os cuidados certos a ter nestas situações.
Texto
Vídeo mostra força impressionante do mar a invadir praia de São Julião

A alergologista Marta Chambel (@sos_alergias no Instagram) viveu recentemente uma situação que pode acontecer a qualquer família. Na praia, viu uma criança sair do mar a chorar, com uma perna vermelha e restos de tentáculos de alforreca ainda agarrados à pele. Os pais, nervosos, não sabiam o que fazer. Foi então que a médica decidiu gravar um vídeo e partilhar, passo a passo, os cuidados certos a ter nestas situações.

Primeiros cuidados na praia:

Lava com água do mar

Nunca uses água doce, porque pode agravar os sintomas e libertar ainda mais veneno.

Retira os tentáculos com proteção

Se ficarem presos à pele, remove-os com luvas, um saco de plástico ou, idealmente, uma pinça. Atenção: mesmo depois de soltos, continuam a largar veneno.

Como aliviar os sintomas

Pomada com cortisona

Ajuda a reduzir a inflamação e o desconforto.

Analgésico, se necessário

Se a dor for mais intensa, podes recorrer a medicamentos como brufen ou benuron.

Quando deves ir ao hospital

  • Procura ajuda médica se, depois da picada, houver:
  • Mal-estar geral
  • Náuseas ou vómitos
  • Tonturas ou desmaio

Saber agir faz toda a diferença

As picadas de alforreca são frequentes no verão em praias portuguesas. Ter noção do que fazer, de forma rápida e segura, pode evitar complicações e dar tranquilidade a toda a família. O alerta da médica Marta Chambel é um lembrete precioso, sobretudo para quem passa férias no mar com crianças.

Continuar a ler
Home
Estado do tempo vai agravar-se: estes serão os distritos mais afetados (e as horas mais difíceis)
Andávamos a usar mal as luzes do carro até agora. De certeza que estás a fazer bem?
Abrigo para incêndios vai nascer em aldeia portuguesa. E vai ser pago por Jorge Mendes