Sustentabilidade

Projeto de dessalinizadora em Albufeira em consulta pública

Projeto de construção de dessalinizadora no Algarve em consulta pública até 19 de dezembro
Texto
Central de dessalinização (foto: Freepik)
Central de dessalinização (foto: Freepik)

O projeto de construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, no distrito de Faro, vai estar em consulta pública até 19 de dezembro, anunciou hoje a empresa Águas do Algarve.

“Foi obtida a decisão de conformidade do EIA [Estudo do Impacto Ambiental], sendo com satisfação que informamos que a consulta pública já está disponível, tendo como prazo previsto de 2023/11/06 até 2023/12/19, esperando-se que a mesma seja participada”, lê-se numa nota da empresa regional que faz parte do Grupo Águas de Portugal.

O EIA tinha sido submetido pela Águas do Algarve à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em julho.

A construção da dessalinizadora do Algarve é uma das medidas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a gestão da água na região, com um investimento de cerca de 90 milhões de euros.

Segundo a Águas do Algarve, o projeto prevê “o aumento da resiliência dos recursos hídricos”, através de um acréscimo das disponibilidades hídricas em cerca de 16 hectómetros cúbicos por ano.

“Trata-se da concretização de uma alternativa capaz de garantir a resiliência do abastecimento público à população da região do Algarve, mesmo em períodos de seca prolongada, visando a garantia de disponibilidade de água para os consumos atuais e futuros”, assegura a empresa.

Na nota, a Águas do Algarve sublinha que a futura unidade que irá retirar o sal à água do mar também irá permitir “o aumento da resiliência do sistema de abastecimento público de água” para toda a região, tendo em conta o comportamento sazonal dos consumos verificados e o facto de a água proveniente do processo de dessalinização ir alimentar o sistema de distribuição.

As medidas previstas para fortalecer o sistema de abastecimento de água do Algarve irão, de acordo com a empresa que distribui água no sul do país, “garantir um acréscimo de disponibilidade média anual de água de 17 milhões de metros cúbicos já em 2023, totalizando um acréscimo anual acumulado de cerca de 69 milhões de metros cúbicos em 2026 em toda região”.

No início de junho, o Governo anunciou que iria propor a construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira e que pretendia abrir o concurso para a construção até final do ano.

“Segundo os estudos realizados pela Águas de Portugal e que serão entregues para a avaliação de impacto ambiental, o local onde vamos propor a instalação da dessalinizadora é o concelho de Albufeira”, disse o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, na Assembleia da República, em Lisboa, durante num debate sobre a água.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel