Atualidade

Aeroporto em Santarém? Este seria feito com investimento privado

Projeto Magellan 500 propõe que aeroporto de Lisboa passe para Santarém. Proposta prevê apenas investimento privado
Texto
Aeroporto em Santarém (foto: Magellan 500/YouTube)
Aeroporto em Santarém (foto: Magellan 500/YouTube)

O que te parece de o aeroporto de Lisboa passar para Santarém? É essa a mais recente proposta apresentada no dia 11 de abril. O projeto Magellan 500, como foi batizado, tem a particularidade de já ter o plano de negócios finalizado e de não necessitar de investimento público.

A proposta, apresentada pelos municípios de Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena e pelos promotores do projeto, prevê que o aeroporto tenha um investimento inicial de entre mil milhões e 1,2 mil milhões de euros, financiado por privados.

Localizado em Santarém e muito próximo dos três municípios também envolvidos, o aeroporto seria construído entre a autoestrada A1 e a Linha do Norte de comboio, tendo assim bons acessos e ficando a apenas 30 minutos de Lisboa e 45 minutos de Coimbra.

O projeto Magellan 500 propõe que o aeroporto seja escalável. Irá começar por ser regional, tendo apenas uma pista e servindo até 10 milhões de passageiros. Seria depois alargado, chegando a ter três pistas e capacidade para receber até 100 milhões de passageiros por ano.

aeroporto - away
Aeroporto em Santarém (foto: Magellan 500/YouTube)

Durante a apresentação, Carlos Brasão, o diretor do projeto acredita que, caso o Magellan 500 avance, o primeiro avião poderá aterrar já em 2029.

Neste momento, há já nove propostas para o novo aeroporto de Lisboa, entre elas a de Alcochete e a da Portela mais Montijo, mas até dia 20 de abril, ainda podem ser feitas mais propostas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente