É bastante frequente que as pessoas fiquem inquietas quando abelhas ou vespas se aproximam, apesar de serem insetos fundamentais para os ecossistemas. Não é raro ver alguém a assobiar, acreditando na ideia de que o som do assobio pode afastar estes insetos.
No entanto, esta prática não tem fundamento. Segundo a apicultora responsável pelo projeto ‘As Colmeias da Joana’, uma start-up dedicada à educação e sensibilização sobre a importância das abelhas no ambiente, “as abelhas não têm ouvidos”. Ela esclarece ainda que, “embora sintam vibrações, dificilmente vão sentir o vosso assobio, a não ser que seja mesmo muito forte”. Esta explicação foi partilhada num vídeo da sua página de Instagram, que já conta com mais de 30 mil seguidores (vale a pena seguir!).
Então, o que realmente resulta para afastar as abelhas?
Segundo a apicultora, as abelhas apenas se interessam por pólen e néctar. “Se uma abelha está interessada em vocês, é porque pensa que vocês são uma flor”, explica, com humor: “E isso é um elogio!”. A solução é simples: “O truque é sermos estátuas. Se ficarmos quietinhos, mais depressa as abelhas vão perceber que não somos uma flor e seguirão o seu caminho”. Este truque “funciona também com as vespas”, assegura a especialista.