Evasão

Site de viagens Momondo elege Portugal como melhor país para realizar "road trip"

Estudo revela que Portugal lidera lista de 31 países europeus seguido de Espanha e Luxemburgo
Texto
Momondo elege melhores estradas Portugal - Douro (N222)
Momondo elege melhores estradas Portugal - Douro (N222)

O calor aperta, o vírus parece querer finalmente dar-nos algum descanso e a oportunidade de planearmos aquela viagenzinha de carro eternamente adiada é agora uma realidade.

Talvez por isso mesmo a Momondo, um conhecido site de pesquisa de viagens decidiu fazer um estudo para perceber quais os melhores países para fazer uma road trip.

E, sem sombra de dúvida, dizemos nós que adoramos as nossas estradas, Portugal, ficou à frente no somatório de todos os parâmetros. Logo a seguir Espanha e Luxemburgo fecham o pódio dos melhores destinos para “road trip”.

A Arrábida tem estradas com o oceano como fundo de vista. Esta dá acesso à praia do Creiro

O estudo foi realizado com base numa análise detalhada a 31 países europeus classificados de acordo com 17 fatores em 6 categorias. A empresa refere que as fontes e dados que suportam esta análise são baseados nas informações mais recentes disponíveis (março 2021).

Imagem da Nacional 2 no Alentejo, aquela a que já muitos chamaram a Route 66 portuguesa

Para que uma viagem seja inesquecível e cheia de boas experiências é necessário escolher o melhor destino e este estudo revela isso mesmo. Relativamente à classificação dos países, a pontuação final de cada um resulta de uma média entre todos os fatores que compõem o estudo e é representada numa escala de 1 a 100.

As classificações estão divididas em 6 categorias que incluem o clima, segurança e infraestruturas, preços, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, natureza e pontos de interesse.

A estrada da Marginal, de Lisboa a Cascais, junto à costa entre o Tejo e o Atlântico tem vistas fantásticas

Os 17 fatores que enquadram cada uma destas categorias são a precipitação e horas ao sol, limites de velocidade, acidentes rodoviários e qualidade das estradas, combustível, política de portagens, hotéis e estacionamento, estações de carregamento de carros elétricos, poluição atmosférica, congestionamento rodoviário e carros de passageiros, classificações e preços, património cultural e histórico e apelo dos pontos de interesse.

De acordo com as classificações, Portugal conquistou o primeiro lugar da lista com uma pontuação final de 100, o máximo da escala.

A Rota do Gerês é uma experiência única no outono com as folhas das árvores amarelecidas

A qualidade das estradas, a quantidade de natureza e pontos de interesse e o preço dos carros de aluguer foram os fatores determinantes que levaram Portugal a conquistar o primeiro lugar. É de referir que Portugal também conseguiu obter uma elevada pontuação no que diz respeito às horas de sol, à pouca poluição atmosférica e ao trânsito.

O TOP 10 de melhores destinos para uma road trip, de acordo com o estudo citado:

  1. Portugal
  2. Espanha
  3. Luxemburgo
  4. Alemanha
  5. Suécia
  6. Eslovénia
  7. Finlândia
  8. Dinamarca
  9. Itália
  10. Islândia

 

(Nota: Artigo atualizado a 05.12.2021 com correções de imagem)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano