A atravessar uma importante fase de mudança no que à mobilidade diz respeito, a cidade de Paris vai privilegiar a circulação em bicicleta por intermédio de um investimento de 250 milhões de euros. Tendo como objetivo ser “totalmente ciclável” até 2026, a capital francesa irá melhorar as suas infraestruturas destinadas a ciclistas, nomeadamente com a criação de mais lugares de estacionamento e mais ciclovias.
O plano considerado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Paris para a transformação urbana, David Belliard, como essencial para a transformação ecológica que está a ser operada na cidade, contempla mais de 70 mil lugares de estacionamento para bicicletas, dos quais 40 mil estarão localizados perto de estações ferroviárias e 1000 serão exclusivos para bicicletas de carga. Há ainda a expetativa de que o setor privado seja responsável pela criação de perto de 50 mil lugares adicionais.
A estratégia de mobilidade centrada na bicicleta é, na verdade, parte de um planeamento para a circulação em Paris bastante mais abrangente, o qual tem contado com especial entusiasmo por parte da presidente da câmara, Anne Hidalgo.
Ver também: vel. máxima limitada a 30 km/h |
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A espanhola de nascimento, que é também a primeira mulher a liderar os destinos da cidade, tem defendido um modelo que prioriza peões e ciclistas. Daí que tenha introduzido algumas medidas como forma de combater a poluição atmosférica, nomeadamente a proibição de circulação de automóveis e transportes gratuitos no primeiro domingo de cada mês; o aumento do preço dos parquímetros; a conversão de algumas zonas de circulação automóvel em espaços verdes.
Uma das medidas mais recentes foi a introdução de um limite de velocidade de 30 km/h em quase todas as ruas da capital. Desta forma, Anne Hidalgo e a sua equipa pretendem aumentar a segurança do tráfego, criar mais espaço para ciclistas, e contribuir para um melhor ambiente.