Atualidade

Há baleias a morrer por causa de parques eólicos em alto mar?

Estão a surgir baleias mortas na costa atlântica dos EUA e há quem culpe os projetos eólicos offshore
Texto
Baleias mortas, Rockway, NY (foto: Fatih Aktas/Analodu v/ Getty Images)
Baleias mortas, Rockway, NY (foto: Fatih Aktas/Analodu v/ Getty Images)

Desde o início do ano já apareceram pelo menos uma dezena de baleias mortas na costa atlântica junto a Nova York e New Jersey e alguns ambientalistas locais estão a culpar os projetos de energia eólica offshore (em alto mar).

Ainda no passado domingo, 19 de fevereiro, podia ler-se “salvem as baleias, parem os parques eólicos” em alguns cartazes numa manifestação que pretendeu chamar a atenção para o número anormal de baleias mortas a dar à costa. A discussão está lançada.

Mas haverá algum fundo de verdade nesta acusação? Estarão os parques de turbinas eólicas offshore de algum modo a afetar a vida marinha?

parque eólico - away
Parque de energia eólica offshore (foto: Arquivo AWAY)

Estarão as turbinas eólicas em alto mar a provocar a morte das baleias?

De um lado está a acusação de associações como a Clean Ocean Action, do outro especialistas ouvidos pela EuroNews, como é o exemplo da NOAA Fisheries que afirmam que provavelmente não há qualquer relação!

É verdade que o número de parques de produção de energia eólica em alto mar tem vindo a ser multiplicados desde a eleição do presidente Joe Biden em 2020, mas a relação com as ocorrências marinhas parece muito pouco provável.

baleia - away
Baleias morta em Lido Beach, EUA (foto: James Carbone/RM via Getty Images)

Mas também é verdade que as noticias mais especulativas foram aparentemente difundidas em especial pelo canal Fox, o que poderá explicar porque razão se ataca esta forma de energia renovável, já que é sabida a inclinação da estação para o lado do anterior presidente Donald Trump.

No entanto as dúvidas do que realmente está a acontecer às baleias levanta várias questões.

A resposta mais racional surge da associação mais insuspeita. É a própria Greenpeace (que clama pela proteção das baleias há várias décadas) que diz não existirem evidências científicas que associem a morte das baleias à presença de parques eólicos em alto mar.

turbinas eolicas - away
Parque de energia eólica offshore (Foto: Arquivo AWAY)

Esta associação deixa no ar outras hipóteses: das 178 mortes de baleias investigadas nos últimos quatro anos, cerca de 40 por cento mostraram evidências de morte por influência ou contacto com barcos e redes de pesca.

Não há até à data registos de outras mortes de baleias em qualquer outro lado onde existam parques com turbinas eólicas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos